Paratec Vermes

Bem-vindo ao Paratec Vermes: seu portal de informações sobre o controle de parasitas internos na pecuária.

Gerenciar a infecção por parasitas internos é um dos maiores desafios que os criadores enfrentam. Além disso, as pesquisas mostram que existe uma resistência generalizada aos diferentes tipos de medicamentos disponíveis no mercado.

Paratec Vermes é uma estratégia nacional de controle da verminose. Destina-se a ajudar os produtores e técnicos a gerenciar a infecção não apenas hoje, mas de forma sustentável para o futuro.

A maioria das propriedades têm populações de vermes que podem sobreviver a um ou mais tratamentos anti-helmínticos – a chamada resistência anti-helmíntica.

O Paratec Vermes oferece acesso a conhecimentos e técnicas que você precisa saber para gerenciar efetivamente a verminose e a resistência às drogas. Trata-se de uma estratégia de manejo que integra serviços de pesquisa, educação, comunicação e extensão para produtores rurais, veterinários, zootecnistas, técnicos em geral e consultores de venda de produtos veterinários. Este site é o lugar certo para você adquirir conhecimento atualizado sobre o controle da verminose na pecuária.

As recomendações podem ser atualizadas sempre que novas informações se tornem disponíveis na pesquisa sobre os helmintos que afetam a produtividade e o bem-estar dos animais.

 

Princípios

Os princípios do Paratec Vermes foram baseados em conhecimentos atuais e mundialmente aceitos sendo necessário o criador entender seus fundamentos.

Mesmo animais saudáveis abrigam vermes – conviver com eles é o objetivo principal do Paratec Vermes, já que a erradicação não é um objetivo apropriado nem alcançável.

Cada propriedade rural é única e o gerenciamento efetivo da verminose pode ser diferente em cada uma delas.

A maior parte da população de vermes se encontra no ambiente na forma de larvas no pasto. Logo, o controle da verminose apenas no animal é insustentável.

Os animais variam em susceptibilidade aos parasitos podendo ser mais ou menos sensíveis dependendo da sua genética (raças) e idade (imunidade).

Os animais podem ser criados seletivamente para maior resistência ou tolerância aos vermes.

Animais bem alimentados são menos afetados por vermes do que aqueles mal nutridos.

Em algumas épocas do ano há mais vermes do que em outras, dependendo principalmente da temperatura e umidade.

De uma forma geral, os programas regionais do Paratec Vermes se baseiam em:

  • Usar várias estratégias
  • Reduzir a contaminação
  • Manter baixa a carga de vermes
  • Manter o desempenho produtivo
  • Reduzir ao máximo o uso de medicamentos

 

A verminose

A verminose é uma doença parasitária causada por diversas espécies de vermes e que ocorre em bovinos, caprinos e ovinos de todas as idades, sendo mais grave em animais jovens.

A contaminação é oral com as larvas dos vermes presentes na pastagem ou no alimento e água contaminados (figura 1).

Entre os sinais clínicos estão a diminuição do apetite, emagrecimento, pelos arrepiados e sem brilho, anemia e, às vezes, diarreia:

 

              

 

A mortalidade gira em torno de 5% em bovinos e 30% em caprinos e ovinos, mas pode ser ainda maior.

A verminose pode ser mais grave em alguns rebanhos ou em alguns animais, e principalmente em algumas épocas devido à influência de fatores ambientais, do manejo e das características do próprio animal, tais como:

  • Clima quente e presenças de chuvas
  • Categorias animais e raças sensíveis como bezerros, cabritos e cordeiros, fêmeas em gestação ou lactação. 
  • Doenças e nutrição: animais com outras doenças e animais maus nutridos não conseguem responder contra a verminose.
  • Uso inadequado dos medicamentos leva a perda da eficiência (resistência dos vermes).

 

Aviso Legal:

Cada programa regional Paratec Vermes foi desenvolvido a partir de pesquisas e experiências locais de sucesso no controle da verminose. O Paratec não é um programa exclusivo no controle da verminose, programas mais refinados podem ser elaborados com o auxílio de um profissional treinado, que utilize informações e conhecimentos específicos sobre sua propriedade e rebanho.

O uso das informações desta página está sujeito às seguintes condições:

  • O Paratec não tem responsabilidade (incluindo, sem limitação, responsabilidade e negligência) por despesas, custos, perdas e danos como resultado no uso das informações deste site.
  • A equipe Paratec poderá atualizar, excluir ou limitar os conteúdos das páginas deste site quando necessário, de forma temporária ou definitiva.
  • A equipe Paratec não está obrigada a controlar as informações e as opiniões que os usuários transmitam a partir dos conteúdos recolhidos neste site.
  • Salvo se explicitamente expresso em contrário, é proibida a reprodução, cópia, utilização, distribuição, comercialização, comunicação ou qualquer outra atividade que possa ser feita do conteúdo sem a autorização da equipe do Paratec.