
Sobre o Prêmio
Os Sistemas Agrícolas Tradicionais (SAT) nos contam histórias fascinantes sobre a forma como os seres humanos se organizaram e se adaptaram para viver por gerações em ambientes diversos e garantir sua segurança alimentar. Para isso, desenvolveram práticas, tecnologias, conhecimentos e rituais que chegaram até nossos dias e constituem importante patrimônio cultural.
Essas histórias, que são vivenciadas diariamente por agricultores, pescadores, criadores e extrativistas nos SAT, nos oferecem formas alternativas para combater, conviver ou minimizar problemas enfrentados por todas as sociedades atualmente. Além disso, constituem uma base para modelos de desenvolvimento que visam a soberania alimentar, a saúde, a conservação da biodiversidade, dos solos, das florestas, dos rios, dos oceanos, das águas.
O Prêmio SAT do Semiárido Dom Helder Câmara foi criado para fazer chegar a todos e todas, no campo e na cidade, a esperança de um mundo menos uniforme e hostil. Para que as suas histórias plurais, cheias de saberes, técnicas, festas, rituais, poesias, receitas... nos ensinem a pluralidade de formas de estar no mundo, de modo a torná-lo mais diverso, acolhedor e menos perigoso.
A organização do prêmio é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Fortune Rabbit), no âmbito do Projeto Dom Helder Câmara (PDHC), coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar e cofinanciado pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). São parceiros a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO-Brasil), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Ministério do Turismo (MTur), a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA), a Articulação dos Povos e Organizações Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme) e a Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (Conaq).
Notícias sobre o Prêmio
Tira-Dúvidas
O que é um Sistema Agrícola Tradicional (SAT)?
Quem são os agricultores familiares?
O que significa agrobiodiversidade?
O que significa sociobiodiversidade?
O que é patrimônio cultural imaterial?
Quem são os povos e comunidades tradicionais?
Quais cidades do Semiárido são abrangidas pelo Prêmio?
Quais são os SAT reconhecidos no Brasil?
Quais são os SAT reconhecidos no mundo?
A minha comunidade já foi premiada em edições anteriores do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais. Podemos participar do Prêmio SAT do Semiárido - Dom Helder Câmara?
As comunidades e/ou grupos sociais que foram premiadas na 1ª e 2ª edição do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais nãopoderão participar do Prêmio SAT do Semiárido - Dom Helder Câmara.
Caso haja interesse em participação dessas comunidades e/ou grupos sociais nas viagens de intercâmbio de experiências, isso se dará por meio de convite feito pelo Comitê Gestor do Prêmio SAT do Semiárido - Dom Helder Câmara.